Perguntas Frequentes

Sua dúvida é referente à:

Este site foi desenvolvido exclusivamente para atender as empresas do Estado de São Paulo, como preconiza a Parceria entre o Portal de Compras Públicas e o Sebre São Paulo. Caso queira acompanhar os processos acesse: www.portaldecompraspublicas.com.br

Não, o www.compraspublicassp.com.br somente divulga as compras dos órgãos que utilizam o Portal no Estado de São Paulo. Este site foi desenvolvido para a Parceria com o Sebrae do Estado de São Paulo.

Sim, o APP só funciona com acesso à internet.

Você pode ter acesso à plataforma e todas as suas funcionalidades com a adesão de um plano pago, que você pode encontrar no link a seguir: Sebraesp

O Fornecedor poderá adquirir planos com valores exclusivos para as empresas do Estado de São Paulo pelo Sebraesp

Você deve estar atento ao que diz cada edital, contudo os documentos exigidos normalmente são: habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, regularidade fiscal e trabalhista.

Basta acessar o nosso Site Oficial (portaldecompraspublicas.com.br) e clicar na barra superior na opção "Adesão - Fornecedor".

Escolha qual plano deseja adquirir, lembrando que a opção gratuita dá acesso apenas ao Alerta de Licitações.

Em seguida, preencha os dados do seu cadastro seguindo todos os passos indicados.

*Após o pagamento, você deve enviar a documentação, via portal no ambiente logado, necessária para ser validado como fornecedor. Após o recebimento da documentação, sua validação acontece em até 4h úteis.

O nosso cadastro se divide entre pessoas físicas e jurídicas.

Para Pessoa Jurídica é necessário: cartão do CNPJ, última atualização do Contrato Social, cópia do RG do representante, cópia do CPF do representante, inscrição Estadual, inscrição Municipal e procuração quando o responsável não constar no Contrato Social.

Para Pessoa Física é necessário: Cópia do RG, cópia do CPF e comprovante de residência. De acordo com nosso Regulamento não será permitido ao fornecedor qualquer forma de participação em processos licitatórios antes da sua plena homologação.

A forma de pagamento é realizada através de boleto ou cartão de crédito.

Todos os planos são pagos integralmente, tendo desconto de 29% (sobre o valor mensal no plano semestral) e 39% (sobre o valor mensal no plano anual).

Após o pagamento, a compensação bancária poderá ocorrer em até 48h úteis via retorno bancário.

Cartão: até 40 minutos (renovação automática)

Para realizar essa opção basta acessar o site https://www.portaldecompraspublicas.com.br/18/ e clicar em login no canto superior direito.

Ao realizar o login, no menu do lado esquerdo do site clique na opção “Alerta de licitação”, nessa opção você encontrará a opção para marca/ desmarca com a frase “Deseja receber o Alerta de Licitações?”.

Não se esqueça de salvar a opção escolhida na parte de baixo da página.

Neste caso basta clicar neste link

https://operacao.portaldecompraspublicas.com.br/18/LoginExt/EsqueciSenha/ e informar o CPF solicitado, de acordo com o cadastramento e a nova senha será encaminhada ao e-mail cadastrado.

Caso não se recorde da senha, basta clicar neste link https://operacao.portaldecompraspublicas.com.br/18/LoginExt/EsqueciSenha/ e informar o CPF solicitado, de acordo com o cadastramento e a nova senha será encaminhada ao e-mail cadastrado.

Basta acessar esse link https://www.portaldecompraspublicas.com.br/18/ e clicar na opção “Ajuda / Documentos do Portal de Compras Públicas” na barra superior do site.

Ao clicar nesta opção, clique em "01 - Documentos do Portal de Compras Públicas" e localize a opção Fornecedor - Troca da Razão Social."

Baixe o material, preencha o documento, assine e envie para falecom@portaldecompraspublicas.com.br

É necessário nos enviar um documento que se encontra neste link https://www.portaldecompraspublicas.com.br/documentos?documento=H23

Ao clicar no link acima clique em "1 - Documentos do Portal de Compras Públicas" localize a opção Fornecedor - Troca do Representante Legal"

Baixe o material, preencha o documento, assine e envie para falecom@portaldecompraspublicas.com.br

Atenção!

Anexar cópia do Contrato Social, CPF e RG do novo representante legal. Se for um representante que não esteja no contrato social, é necessário enviar a procuração.

Sim, pois o envio da Procuração é obrigatório, quando o responsável não constar no Contrato Social.

Apenas via sistema.

Para isso acesse a área logada, através deste link https://operacao.portaldecompraspublicas.com.br/18/loginext/ Em seguida, no campo Documentação, insira cada documento solicitado e clique em "Finalizar o Envio".

Será apresentado uma mensagem de confirmação de envio de documento e prazo de homologação.

Obs.: Caso seja necessário a correção de alguma informação de cadastro, entre em contato com a central.

Após o recebimento da documentação, sua validação acontece em até 4h úteis.

Basta acessar este link e clicar na opção "Ajuda / Documentos do Portal de Compras Públicas" no menu superior.

Em seguida, clique na opção "01 - Documentos do Portal de Compras Públicas" e localize a opção "Fornecedor - Troca de E-mail''.

Baixe, preencha o documento, assine e envie para falecom@portaldecompraspublicas.com.br.

Basta enviar o comprovante de pagamento e o documento preenchido.

Acesse https://www.portaldecompraspublicas.com.br/18/ e clique na opção "Ajuda / Documentos do Portal de Compras Públicas" no menu superior. Em seguida, localize a opção Fornecedor – Solicitação de baixa emergencial de pagamento. Caso contrário aguarde 48h após o pagamento para que se tenha a compensação bancária.

Verifique se consta alguma pendência em seu cadastro, pois para registrar proposta, o cadastro precisa estar homologado e ativo.

O campo de Registro de Proposta será habilitado após baixar o edital na tela de operação do processo.

Temos duas regras, verifique qual delas está presente no edital que deseja participar.

Se o pregão seguir as regras do Decreto 10.024/2019, será necessário inserir a documentação juntamente com a proposta. Porém, se o pregão seguir as regras do Decreto 5.450/2005, a inclusão da documentação será realizada pelo licitante declarado vencedor.

Para obter gratuidade na plataforma, basta acessar o link a seguir **https://www.portaldecompraspublicas.com.br/adesao/fornecedor **e se cadastrar informando o tipo da sua empresa

  • Rastreio e disponibilização de todas licitações em âmbito federal, estadual e municipal realizadas no Estado de São Paulo;

  • Envio de alertas customizados e georreferenciados sobre licitações de seu interesse via e-mail e APP;

  • Participação em todas as modalidades de licitações exclusivas para MPEs realizadas na plataforma;

  • Processo de capacitação continuada no tema de compras para pequenos fornecedores e compradores; (inscrições podem ser realizadas na página "Agenda");

  • Área para compradores e prefeituras realizarem suas compras públicas;

  • APP para acompanhamento de todos os processos;

  • Página de conteúdo com e-books instrutivos para fornecedores e compradores;

  • Página de notícias;

Para além dessas funcionalidades, a partir do mês de agosto a plataforma também disponibilizará uma página de Relatórios em dashboard com informações atualizadas sobre performance de compras e participação das MPEs nas licitações.

Caso não aplique o decreto 10.024/2019 no passo 1 do cadastro do pregão, o passo 3 (Documentos Requeridos) não vai aparecer para selecionar os documentos de habilitação.

Dando a entender para os licitantes que forem se cadastrar no processo que não foram exigidos documentos de habilitação a serem incluídos no Portal CP.

A solicitação de diligência pode ser feita nas seguintes situações:

  • Documentos Complementares;
  • Proposta Readequada, tratando de disputa de lote por valor global, desclassificação de fornecedor e aberta ao segundo colocado, quando a prefeitura não opta pela negociação obrigatória no sistema sendo assim tendo que solicitar manualmente por via de diligência a proposta.

As alterações de datas só podem ser feitas através de um pedido de ofício assinado, e se estiver dentro dos prazos legais de 8 dias úteis.

Conforme Art. 25. O prazo fixado para a apresentação das propostas e dos documentos de habilitação não será inferior a oito dias úteis, contado da data de publicação do aviso do edital.

  • Lembrando que se essa alteração de data for para prorrogar o processo, o próprio pregoeiro da sessão poderá fazer isso através de um botão disponibilizado em seu ambiente denominado como “prorrogar prazos”.

Essa etapa é dividida em duas versões, são elas: a Intenção de Recurso que será julgada através do perfil de pregoeiro e Recursos e Contrarrazões que serão julgados através do perfil de autoridade competente.

(Art. 45. Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente adjudicará o objeto e homologará o procedimento licitatório, nos termos do disposto no inciso V do caput do art. 13.)

Para ter acesso à ata clique em “Consulta de processo”, na página inicial, e utilize os filtros para localizar o pregão que deseja consultar. Na coluna “Ações”, clique em “Atas, Termos e Documentos” para fazer o download do arquivo.

Caso esteja logado no sistema (acessando com usuário e senha), acesse o menu à sua esquerda, clique em “Atas, Termos e Documentos” e localize o pregão. Na coluna de ações clique no ícone "Visualizar Atas" e faça o download do arquivo.

Acesse em nosso menu principal, o link “Adesão”, opção “Compradores” e siga o passo a passo detalhado.

Caso não seja contribuinte entre em contato conosco pelo telefone 3003-5455 ou pelo email falecom@portaldecompraspublicas.com.br.

Basta clicar na opção “Logar no sistema - Esqueci minha senha". Informe os dados solicitados, de acordo com o cadastramento e a nova senha será encaminhada ao email cadastrado.

Caso não se recorde do usuário ou e-mail, entre em contato com a Central de Atendimento: 3003-5455.

Sim, qualquer cidadão pode acompanhar os processos antes, durante e depois de sua realização.

  • Rastreio e disponibilização de todas licitações em âmbito federal, estadual e municipal realizadas no Estado de São Paulo (ressaltamos que no momento, apenas as prefeituras usuárias do Portal estão relacionadas para consulta, a partir do mês de *** será rastreado todos os editais de plataformas e sistemas eletrônicos externos);
  • Envio de alertas customizados e georreferenciados sobre licitações de seu interesse via e-mail e APP;
  • Participação em todas as modalidades de licitações exclusivas para MPEs realizadas na plataforma;
  • Processo de capacitação continuada no tema de compras para pequenos fornecedores e compradores; (inscrições podem ser realizadas na página "Agenda")
  • Área para compradores e prefeituras realizarem suas compras públicas;
  • APP para acompanhamento de todos os processos;
  • Página de conteúdo com e-books instrutivos para fornecedores e compradores;
  • Página de notícias;

Para além dessas funcionalidades, a partir do mês de agosto a plataforma também disponibilizará uma página de Relatórios em dashboard com informações atualizadas sobre performance de compras e participação das MPEs nas licitações.

O Portal de Compras Públicas é uma Govtech que, a partir de soluções tecnológicas, facilita negociações - por meio de modalidades de licitações - entre municípios e a iniciativa privada.

Pensando em ampliar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas, através da parceria realizada com o SEBRAE SP, foi criado o hotsite (http://compraspublicaspr.com.br/) que disponibiliza novas funcionalidades para seus usuários, e beneficia Microempreendedores Individuais (MEIs), donos de micro e pequenas empresas (MPEs), cooperativas e produtores rurais com avisos de licitações segmentados para municípios do Paraná e capacitação continuada gratuita.