22 março de 2022

CONEXÃO PORTAL 55 - Compras Públicas como Incentivo ao Desenvolvimento Regional


A live do Conexão Portal, realizada na quinta-feira (27/01), destacou a importância de incentivar as pequenas e médias empresas a estarem presentes nas compras públicas, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento regional.

Durante a live, o CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira, destacou alguns dos principais aspectos que enfatizam a relevância das microempresas nos processos licitatórios. “Compra pública é para quem quer participar de compras públicas. Qualquer microempreendedor consegue disputar uma venda significativa. Há muitas oportunidades para o pequeno e o Portal de Compras Públicas possui ferramentas para destacar isso, a fim de impulsionar a economia local”, comentou Ladeira.

Em síntese, a partir da capacitação dos fornecedores e do estímulo à licitação, as compras públicas contribuem para o fortalecimento de dois núcleos: o aumento da competitividade no pregão eletrônico em abrangência nacional e no fornecimento local, bem como na geração de renda e emprego para a região. A live contou com a participação da Dra. Camila Patrício, Consultora de políticas públicas do SEBRAE SP, e do Dr. Pedro Paulo Fernandes Silva, Coordenador de Compliance da Prefeitura de Penápolis.

Ambos foram fundamentais para engrandecer o tema e frisar que não há como falar sobre desenvolvimento sem falar em compras públicas. Promover a licitação para as pequenas e grandes empresas é trabalhar com transparência, fiscalização e melhor preço para o município ou região. Por isso, é importante participar e concorrer!

CAMILA PATRÍCIO: Consultora de políticas públicas do SEBRAE SP, responsável estadual pela agenda de compras governamentais. Formada em comunicação social, tem pós graduação em psicologia social e em marketing e é especialista em dinâmica de grupos pela sociedade brasileira de dinâmica de grupos (SBDG). No SEBRAE SP, atuou por 20 anos no atendimento a empresas em formação e condução de grupos empresariais do setor industrial nos ramos da moda, medal mecânico e indústria gráfica. Também foi gestora do projeto Agente Locais de Inovação (ALI), desenvolveu e geriu projetos de cooperativismo e associativismo e conduziu trabalhos de centrais de compras.

PEDRO PAULO FERNANDES SILVA: Coordenador de Compliance da Prefeitura de Penápolis. Bacharel em Direito, MBA em auditoria em controladoria, MBA em gestão hospitalar, diversos cursos e trabalhos na área de gestão, gestão pública, contratos e compliance.

Se você atua na esfera municipal pública ou deseja entender como o seu empreendimento pode atuar na região por meio dos processos licitatórios, vale a pena assistir a gravação desta conversa. Você pode conferir logo abaixo ou clicando aqui.